"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Monday, March 28, 2016

Mártires do Nosso Século

A perseguição aos cristãos permanece como a maior história jamais contada, rotineira e deliberadamente esquecida em nossa era.


Por Rodrigo Morais

Era o dia 6 de janeiro de 2010, data da véspera da celebração do Natal no calendário ortodoxo, quando, enquanto viajava pelo norte da África, tive uma experiência que mudaria para sempre a minha percepção do que é ser cristão no nosso século. Peguei um ônibus de Cairo para a cidade de Taba, onde pretendia atravessar a fronteira para Israel, como havia feito até então em outros países naquela viagem.

Chegando em Taba, notei uma certa tensão no ar, estranha para um país como o Egito que conheci, anterior a chamada Primavera Árabe, de relativa calma (com exceção do trânsito, o mais caótico de todos) e com pessoas cordiais e ordeiras. Após conversar com algumas pessoas no hostel e nas ruas, percebi então o perigo que corria. Soube que era comum, naquelas cidades de fronteiras, a ação de grupos islâmicos que, armados, aguardam a onda de trânsito dos pedestres que atravessam a fronteira para celebrarem, com as suas famílias, os feriados cristãos. Ali naquele local estes grupos esperavam os cristãos sudaneses que vinham de Israel.

Fui então instruído por um policial a retornar para Cairo e dali pegar um avião para Tel-Aviv caso quisesse continuar a minha viagem. Naquele dia, dezoito cristãos sudaneses foram friamente assassinados na fronteira de Taba, segundo informações da imprensa local. Assassinados por nenhum motivo senão o fato de serem cristãos.

Este tipo de ataque se intensifica nos feriados cristãos, quando pessoas se deslocam para celebrar as festas com a família ou quando é certa a aglomeração dos mesmos em igrejas e locais de reunião.

Ainda hoje, na Páscoa de 2016, o problema subsiste – se não for errado dizer que tenha se intensificado. Neste domingo, em Lahore, a segunda maior metrópole paquistanesa, mais de 70 pessoas foram mortas num ataque suicida contra cristãos que celebravam a Páscoa. Em anos recentes, imagens de ataques direcionados especificamente a cristãos chocaram o mundo, como na outra cidade paquistanesa de Peshawar, onde 85 pessoas morreram quando dois homens-bombas invadiram uma igreja anglicana.

Mas o mais terrível do último final de semana foi a crucificação, nesta Sexta-feira da Paixão, do padre salesiano Tom Uzhunallil, após ter sido sequestrado pelo Estado Islâmico numa invasão a congregação Missionárias da Caridade, no Iêmen, onde 16 pessoas foram mortas, incluindo quatro freiras. Como o sequestro havia ocorrido no início do mês, vários grupos cristãos já expressavam a preocupação de que o padre estava sendo poupado a fim de ser crucificado na Páscoa. E foi o que infelizmente aconteceu.

Consideremos então alguns dados desta perseguição aos cristãos. De acordo com a Sociedade Internacional de Direitos Humanos, um observatório secular com sede em Frankfurt, oitenta por cento de todos os atos de perseguição religiosa no mundo são contra cristãos, tornando-os o grupo mais perseguido do mundo por uma enorme “desvantagem”.

De acordo com o Forum Pew, entre os anos de 2006 a 2010, cristãos foram vítimas de discriminação em 135 países do mundo, ou seja, em quase três quartos dos países do mundo. Segundo o Centro de Estudos do Cristianismo Global do Seminário Gordon-Conwell, em Massachusetts, uma média de 100 mil cristãos são assassinados por ano nas últimas décadas pelo simples e único motivo de serem cristãos. Isto significa que, a cada hora, morrem 11 cristãos no mundo por motivos de perseguição religiosa.

É fato então que o mundo tem testemunhado o surgimento de uma nova geração de mártires cristãos. Esta carnificina vem ocorrendo numa escala tão grande que representa não apenas a mais dramática história cristã da nossa era, mas sem sombras de dúvida é também o maior desafio dos direitos humanos dos últimos anos.

Os números e os exemplos são estarrecedores. Para se ter uma ideia, no início da primeira Guerra do Golfo, em 1991, haviam 1,5 milhão de cristãos no Iraque. Atualmente, a melhor estatística indica um número inferior a 500 mil, com números mais realistas indicando apenas 150 mil. Muitos destes cristãos iraquianos simplesmente fugiram, mas a grande maioria foi assassinada.

O estado indiano de Orissa foi palco, em 2008, de um dos mais violentos pogroms anti-cristãos do século XXI. Grupos de radicais hindus, munidos de facão e machete, mataram mais de 500 cristãos, deixando ainda milhares de feridos e pelo menos 50 mil desabrigados. Os cristãos que escaparam fugiram para campos de refugiados, onde definharam por mais de dois anos. Estima-se que 350 igrejas e escolas foram destruídas. Uma freira católica, a irmã Meena Barwa, foi estuprada e obrigada a marchar nua, enquanto era surrada. A polícia local, simpática aos radicais, a desencorajou de prestar queixa e se recusou a prender os agressores.

Em Myanmar, os grupos étnicos Chin e Karen, de maioria cristã, são considerados dissidentes do regime e expostos diariamente a toda forma de prisões, torturas, trabalhos forçados e assassinatos. As vilas de cristãos são consideradas “zonas negras”, onde o exército tem autorização para atirar e matar quem quer que seja. Apesar de não haverem números oficiais, estima-se que milhares de cristãos já morreram nesta ofensiva.

Na Nigéria, o grupo islâmico Boko Haram é responsável por pelo menos 3.000 mortes desde 2009, sendo 800 só no ano passado. O grupo é especializado em atacar grupos de cristãos e igrejas e estão determinados a expulsarem todos os cristãos daquele país.

A Coréia do Norte é considerada o lugar mais perigoso para um cristão, sendo que se estima que pelo menos um quarto da população cristã de 400 mil pessoas vive em campos de trabalho forçado por se recusarem a adorar o fundador do atual regime, Kim Il Sung (cuja mãe, por incrível que pareça, foi uma diaconisa presbiteriana). Desde o armistício de 1953, pelo menos 300 mil cristãos na Coreia do Norte desapareceram ou foram dados como mortos.

Por que então que as dimensões desta guerra global permanecem ignoradas? Além do fato de que estas vítimas pertençam a grupos minoritários que vivem em países pobres e logo não são considerados dignos de serem noticiáveis, esta guerra global reflete uma inversão de um estereótipo retrógrado que coloca os cristãos como opressores, e não como oprimidos.

Diga a palavra “perseguição religiosa” e os formadores de opinião da nossa era pensarão nas Cruzadas, na Inquisição, em Giordano Bruno e Galileu e nos julgamentos das bruxas de Salém. Ocorre que não vivemos numa ficção de Dan Brown, onde os cristãos enviam assassinos para resolver um conflito histórico, mas num mundo em que, ao contrário, os cristãos são os alvos destes assassinos.

Além disso, a discussão pública ocidental sobre Liberdade religiosa sofre dois tipos de cegueira. Primeiro, considera que toda a questão da liberdade religiosa se resume a um conflito entre igrejas e o estado, como na questão de se ensinar ideologia de gênero nas escolas ou de se obrigar as igrejas a celebrarem “casamentos” homossexuais. No mundo ocidental, a ameaça à liberdade de religião significa que alguém vai ser processado judicialmente. Nas outras partes do mundo, significa que alguém vai ser assassinado. Certamente que o último cenário é o pior.

Segundo, a discussão esbarra numa limitação que é a estreiteza do conceito de violência religiosa. Se um missionário é assassinado no Congo porque ele está, por exemplo, persuadindo os jovens a não se juntarem a milícias de rebeldes ou gangues, alguém diria que isto é uma tragédia, mas não um martírio, já que os agressores não foram movidos por um ódio ao Cristianismo. Ocorre que o ponto crucial neste caso não é a mente dos agressores, mas o coração do missionário, que sabidamente colocou a vida em risco para servir ao evangelho. Focar nos motivos dos agressores só serve para distorcer a realidade.

Junte-se a todos os motivos acima o fato de a imprensa ocidental ser regida pelo mais superficial politicamente correto que, por exemplo, numa situação que beira ao genocídio de cristãos perpetrado por grupos muçulmanos, esteja mais preocupada com a percepção da opinião pública em relação aos islâmicos, a fim de “não se confundir a ação de um grupo de extremistas com a totalidade desta religião da paz...”.

Qualquer que seja, no entanto, o real motivo deste silêncio, é urgente uma mudança de postura da igreja ocidental em relação aos irmãos que padecem do outro lado do mundo. Que o conhecimento da realidade do sofrimento daqueles que dão a própria vida por amor de Cristo nos fazer sentir como se padecesse a nossa própria família. Não existe uma questão sobre o destino do Cristianismo mais importante do que esta.

Denunciemos os seus algozes e oremos por estes corajosos e decididos mártires de Cristo, por Seu nome humilhados, supliciados e sentenciados, padecendo flagelos em mãos cruéis.


Consegues escutar o clamor dos mártires? Quantas atrocidades ainda sofrerão até que corramos ao seu socorro?

No comments:

Post a Comment