"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Monday, August 10, 2009

Saiba mais sobre a corrupção em Moçambique, ou Coisas para fazer a beata Francinalva corar de vergonha

A corrupção por parte dos professores aparece em segundo lugar no ranking do estudo da ética no país, depois da corrupção na área de saúde; aparece apenas em terceiro lugar a corrupção praticada pela polícia. Isto inclui o suborno oferecido pelos pais para os professores e outros funcionários da Educação para que as crianças adquirem um lugar na escola ou possam ir para a aula.

Os desafios do setor da educação em Moçambique é ainda maior quando se considera que é um campo atravessado por um conjunto de práticas de corrupção nas mais diversas formas, que minam as possibilidades da chamada "educação de qualidade". Com baixos salários, sem incentivos ou motivação, muitos professores encaminha-se para buscar ganhos ilícitos através do comércio e vendas de notas, da extorsão sexual e absenteísmo, etc.

Em Moçambique, todos os atores que interagem no setor da educação têm, de uma maneira ou de outra, um pé na corrupção. Professores, estudantes, pais, funcionarios, diretores, altos funcionários, todos tem uma ligação com a prática de suborno e extorsão sexual, com a manipulação das regras de aquisição e distribuição de bolsas de estudo às famílias e concessão de notas.

Ao captar a dinâmica das relações estabelecidas entre esses atores, a distinção entre corruptor ativo e passivo é muito fina. Esta posição varia consoante as circunstâncias, incluindo o momento do ano em que se encontra. Um estudante que, no início do ano paga um professor para ter acesso a um lugar na escola, pode ser o elemento passivo no final do ano em que esse intercâmbio seja desencadeada pelo professor que, durante os exames, quer extrair o máximo de renda.

O governo estima que a falta de professores qualificados (de carreira) vai piorar, por várias razões.

Professores do nivel secundário são geralmente envolvidos em formas de corrupção. O professor começa a preparar, no início do ano, as condições de exigir pagamentos aos estudantes. Uma das armadilhas é desenvolver testes considerados difíceis, o que torna o aluno dependente e, após dois ou três avaliações, o aluno percebe que a única solução é a de lidar com o professor. Em seguida, o professor tem o controle da situação e exigir a troca de favores aos estudantes. Alguns preferem favores sexuais. Outros preferem que os estudantes paguem-lhes bebidas alcoolicas.

Os montantes pagos a professores variam de acordo com as cadeiras e o estatuto do professor para o aluno. Alguns professores indicam um menu de itens que o aluno deve adquirir para ele: mobiliário ou material construção (blocos, cimento), etc.

"Nós tivemos casos de professores que disseram que a sua construção foi interrompida porque o aluno tinha atrasado os pagamentos. E no final do ano, alguns professores dizem que é hora da Liga Milionária". Entrevista com um aluno da Escola Secundária Franscisco Manyanga, em Maputo
"O Estado finge nos pagar e nós fingimos trabalhar. E onde aparece uma oportunidade para aumentar o salário alguns professores usam-na". Entrevista com um professor da Escola Secundária Josina Machel

O envolvimento dos pais acontece no início do ano, no período de matrícula. Quando o pai percebe que o seu filho não pode ter lugar, ele procura um professor ou um funcionário da secretaria para garantir a vaga. E as propostas são atraentes para os professores e/ou empregados, pagando valores elevados para a criança estudar.

Todos os alunos que estão envolvidos em casos de corrupção têm um objetivo: a compra de notas para a mudança de classe - indo para exame ou dispensação. Os alunos entrevistados disseram que os professores também vendem-lhes as notas.

Uma das principais formas de corrupção na educação é o abuso sexual. Neste caso, a extorsão não se destina a extrair dinheiro, mas os favores sexuais de alunas. Os professores utilizam intimidação e ameaça a fim de conseguir favores sexuais em troca da aprovação. Um estudo sobre este assunto identifica a exploracao como um grande embaraço para as garotas frequentarem a escola, num país lutando pela inclusão da mulher em instituições como a educação.

1 comment:

  1. Dói no peito ao ler sobre a corrupção de diversos gêneros num ambiente de construção social! Realmente dói muito! é de encher os olhos de lágrimas. O que fazer para mudar tudo isso?

    ReplyDelete