"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Saturday, August 15, 2009

Economia moçambicana

A principal produção do país é agrícola (algodão, cana-de-açúcar e castanha-de-caju). Dessa, a maior parte é agricultura de subsistência (80%). É comum, andando por qualquer rua das cidades e, principalmente, dos povoados, ver-se na frente das casas pequenas barracas onde se vendem a pequena produção familiar, basicamente de frutas, verduras, pães e miçangas.

Apesar de parte do país ter solo desértico, pouco menos da metade desta geografia é apta para a produção agrícola. Acontece que em muitas destas terras foram plantadas minas terrestres durante a guerra civil, que, pelo fato da dificuldade de localização, não foram desativadas e ainda coloca em risco a vida dos agricultores e moradores dos povoados mais afastados.

Além da agricultura, o país extrai a madeira das florestas nativas, bem como trabalha a pecuária bovina, a pesca do camarão e a extração da imensa riqueza mineral do país, consistente principalmente no sal, ouro, diamante e outras pedras preciosas e semipreciosas, além do gás natural e do mármore.

Industrialmente, o país é auto-suficiente na produção de tabaco e cerveja. E as reservas florestais e praias abrem oportunidades ao país em relação à visitação de estrangeiros em busca de contato com a vida selvagem africana.

No comments:

Post a Comment