"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Thursday, August 13, 2009

Além da violência e autoritarismo, não poderia faltar a discriminação. Os professores discriminam mesmo os alunos. São seres inferiores, em busca da ascensão iniciática, gotejada pelas bondosas mãos daqueles seres superiores.

Aliás, essa é uma situação que a ADPP não se esforça pra evitar. Mesmo aqui, os alunos comem separado dos professores, num sistema de rodízio entre as turmas, em pratos sem talheres. Isso mesmo, comem usando as mãos (não, engraçadinho, eles não estão segurando os talheres com as mãos!).

Hoje eu jantei com os alunos. Alguns acharam estranho, um DI comendo na parte "inferior" da cozinha. É interessante como a opressão é assimilada pela mente e passa a fazer parte do dia-a-dia: o estranho nisso tudo não é a segregação, mas foi o fato de eu ter comido lá com eles.

Sobre comer sem talheres, não tive dificuldades. Lembro de ter visto a minha avó fazendo isso uma vez. Eu poderia me acostumar... Foi arroz e um guizado de vegetais do qual já esqueci o nome.

No comments:

Post a Comment