"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Sunday, August 16, 2009

Noite passada de marabenda

Ontem aconteceu um evento semanal chamado “Noite Cultural”, onde os futuros professores se reúnem para apresentações, shows, teatros, jogos ou qualquer outra criatividade que lhes advenha. Um DI alemão, o Gerard, que hoje retornou à terra natal, cantou 2 músicas tradicionais alemãs com acompanhamento de um percusionista aluno do projeto. Um jogo interessante que os alunos fizeram foi uma dança que deveria ser feita com todos os pés sobre uma folha de papel que era dobrada ao final de cada música. Cada vez que a música era trocada a folha era novamente dobrada e era então que o moçambicano mostrava toda a sua sensualidade dançando muito, mas muito coladinho...
Outra atividade que aconteceu muito foram dublagens de músicas, feitas por alunos, com muita expressividade artística e alguma graça. As músicas brasileiras dominaram o repertório. Uma, em especial, me reportou à minha terra natal: “Será que foi saudade”, de Zezé de Camargo e Luciano. É Goiás invadindo Moçambique... Além dessa, alguns sucessos da música popular brasileira pós-moderna que você faria muito bem em não me perguntar os nomes...
Após o evento tivemos algumas músicas e danças. Eu arrisquei aprender as danças locais marabenda e passada. Passada é parecida com o forró, mas o “dois pra lá – dois pra cá” só acontece com o quadril, sem mover os pés. Eu teimava em mover os pés, do que fui advertido pela minha “professora” 2 ou 3 vezes, com sua autoridade de mulher moçambicana...
Já a marabenda me lembrou alguns passos de umbanda, o que bastou imitar o que tinha visto antes no Brasil. Não sem que o movimento do meu corpo denunciasse que eu não era nativo.
E assim os estudantes passaram a noite, fazendo a poeira daquele chão batido levantar...

No comments:

Post a Comment