"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Monday, August 24, 2009

Que beleza, é uma partida de futebol!

Um jogo de futebol por aqui oferece uma gama de novos termos que, se você é do país do futebol, não pode morrer sem saber. Se por acaso vier em Moçambique e quiser jogar uma partida, se dirija ao campo mais perto de onde estiver. Existem muitos, basta avistar as BALIZAS em qualquer terreno baldio e você está diante de um palco futebolístico.
Para iniciar uma partida, é bom que você tenha o EQUIPAMENTO para diferenciar cada EQUIPA, mas também aceitam a divisão entre os "sem-CAMISOLA" e os "com-CAMISOLA". Para calçar os pés, use sempre a BOTA. Caso não tenha, pode pedir emprestado ao moçambicano mais perto de você.
Uma EQUIPA é dividida entre os AVANÇADOS, a DEFESA e o GUARDA-REDES.
O objetivo do jogo ainda é chutar a bola dentro das BALIZAS e, assim, fazer o GOLO. Isso se o GUARDA-REDES não espalmar para fora. Assim sendo, nunca diga escanteio. Olhe para o juiz e grite: CANTO! Se ficar muito cansado, peça pra ser substituído por algum dos jogadores SUPLENTES. Mas caso você seja, como eu, um perna-de-pau, pode ficar de fora, vai sentar na BANCADA, no grupo dos ADEPTOS, gritando, cantando e batendo palmas. E, para voltar às expressões da terrinha, prepare-se para o futebol mais raçudo e cheio de trombadas violentas que você jamais viu.

No comments:

Post a Comment