"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Thursday, August 27, 2009

Protozoário de uma figa!

Aqui em Moçambique o Plasmodium não perdoa nem na região montanhosa e fria de Chimoio. Essa semana dois colegas voluntários do projeto foram diagnosticados com malária. O Fábio, um italiano hiperativo que está com dificuldades de assimilar a palavra "repouso", e o Thiago. O Thiago, que fez o treinamento comigo em Michigan e simplesmente tinha acabado de chegar em Chimoio (na sexta passada), ontem acordou com dor de cabeça, tosse e cansaço, foi na clínica da cidade e, bingo!, lá estava o sacana do vermezinho nadando pela corrente sanguínea.
A malária aqui mata tanto quanto a AIDS. A cada 30 segundos morre uma criança no continente, vítima da doença. Na semana que eu cheguei morreu, também vitimado pela malária, o team leader da EPF de Nhambane. O país apresenta um grande número de sequelados, já que a malária, se não tratada rapidamente, pode causar graves deformações na pessoa e a falta de informação e acesso a hospitais faz com que os doentes mudem de estágio na doença até ser tarde demais. Outra situação agravante é o degradante estado do sistema de saúde e alguns métodos de diagnóstico que falham em descobrir a doença. Alie-se a isso o despreparo dos funcionários das clínicas e hospitais. Para se ter uma idéia, a enfermeira da clínica onde o Thiago foi diagnosticado quis utilizar uma seringa já usada anteriormente em outra pessoa, ao que foi impedida pelo nosso amigo enfermo de forma veemente. Ela alegou ausência de seringas novas na clínica...

Durante o treinamento em Michigan consultamos uma médica que prescreveu certo remédio que supostamente preveniria o contágio. O fato foi que eu deixei de tomar o remédio já no segundo dia na África, porque o efeito colateral me deixou muito mal, com tonteiras e vômitos. O Thiago tomou esse remédio desde que chegou e, mesmo assim, foi contaminado. Aqui, fui informado por outros voluntários que o remédio adquirido nos EUA é ineficiente contra a malária e não existe remédio que evite o contágio.
O que tem sido eficaz para mim, pelo menos até agora, é o repelente de insetos. Durante todo o dia e antes de dormir, renovo meu perfume, emanando o cheiro de repelente onde quer que eu vá... Além disso, o mosquiteiro ajuda a manter o sono tranquilo.

1 comment:

  1. Ave mano véio... num vai deixar esse bixinho te "estuprar" .. hehe.. fala pra ele q vc é virgem e quer morrer assim.. hehe..

    ReplyDelete