"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Tuesday, August 25, 2009

Geração Biz

Como convencer um pai a não vender a virgindade da filha de 13 anos de idade, já que ele vê a si mesmo como o seu dono, com autoridade para dispor do corpo e das vontades dessa criança?

Como convencer um jovem casal de namorado a não engravidar tão cedo a fim de que continuem indo a escola e ao menos termine a educação básica?

Como convencer um pai a não tirar a filha de 14 anos da escola com o objetivo de que ela engravide e cumpra “o seu papel na sociedade” de dar à luz a um filho o mais cedo possível?

Como convencer uma sociedade a permitir uma adolescente grávida a continuar na escola?

Como convencer um jovem casal enamorado a usar preservativo?

Como ensinar uma inocente menina de 14 anos a não ceder às propostas, barganhas e presentes de velhos de 50 anos que a querem como objeto sexual?

Como ensinar um jovem herdeiro de uma cultura poligamica e machista que ter mais de uma namorada é infidelidade e, pior, um risco maior de contaminação de HIV?

Como ensinar essa cultura machista a respeitar as suas mulheres, evitando pelo menos a violência doméstica?

Essas e outras questões povoam o pensamento de jovens que se voluntariam num programa do Governo de Moçambique chamado Geração Biz. Hoje eu acompanhei o trabalho do Cláudio, no recrutamento de jovens para esse programa. Jovens com boas aptidões para a comunicação e mobilização de outros jovens no sentido de mudar o pensamento das novas gerações. Uma galera que está de parabéns pelo trabalho que vêem fazendo por este lindo país.

Nota para um dos concorrentes às vagas, de 19 anos, cujo nome me escapa, mas que, depois de demonstrar muita inteligência e uma excelente capacidade de comunicação, disse que queria ser voluntário da Geração Biz porque, além do fato de poder ajudar na conscientização dos jovens da comunidade, ele, sendo órfão de pai e mãe, não tinha condições de voltar a escola, que deixara 2 anos atrás, e, como os integrantes do projeto recebem como benefício a isenção de custas escolares (aqui todas as escolas, inclusive públicas, cobram um certo valor do estudante), ele teria a oportunidade de voltar a estudar. Nem preciso dizer que ele ganhou a vaga...



No comments:

Post a Comment