"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Thursday, December 24, 2015

Mensagem de Natal

Cristo, como explica Girard, é o grande revelador da origem sacrificial da humanidade. Se no princípio eram a inveja e a tensão mimética e a violência do mito era o nosso único meio de reconciliação temporária uns com os outros, foi o Cordeiro de Deus que destruiu este mecanismo quando disse “Pai, perdoa-os porque não sabem o que fazem”. O mecanismo inconsciente foi revelado e invalidado para sempre!

Esta revelação do assassinato fundador retirou o véu “oculto desde a fundação do mundo” e foi pela libertação destes constrangimentos que nos tornamos a civilização mais criadora e mais poderosa que jamais existiu. A Civilização Cristã Ocidental!

Acontece que o mundo moderno tem tentado com todas as forças reviver o mecanismo mimético. O mundo inveja mimeticamente o tempo anterior a Cristo, inveja a falsa prosperidade do período mítico. O tempo que foi - e está se tornando - da guerra entre irmãos, da inveja, da baixa de valores, da invasão vertical dos bárbaros, dos fetichismos e da revolta contra o Criador e a criatura.

Só Ele nos permite analisar esta realidade da violência sem enlouquecer. Ele é a nossa esperança: vendo essa realidade sob a ótica cristã, nos livramos do desespero da insensatez moderna e redescobrimos um mundo onde as coisas têm sentido.

Que este Natal, neste período de grave crise econômica e política planejada e construída pelos inimigos da verdade e por aqueles que odeiam a realidade (os gnósticos modernos), nos faça refletir sobre o nosso papel diante do mundo que nos cerca. Podemos nos deixar sermos levados pela forte onda da massa rebelde, que a tudo absorve e nivela, ou podemos fazer a escolha existencial por excelência: levantar a nossa cabeça e sermos agentes de resistência contra a destruição daquilo que nos foi legado pelos gigantes em cujos ombros hoje prosseguimos.

 Um Feliz Natal conservador para todos! Que o próximo ano nos encontre com mais forças para lutarmos pela restauração do nosso país!

Rodrigo Morais

No comments:

Post a Comment