"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Monday, September 7, 2009

Eleições

Moçambique esse ano terá seu quarto processo eleitoral presidencial, no proximo 28 de outubro. Dessa vez, no entanto, a eleição também terá, no mesmo pleito, a escolha dos representantes assembléias provinciais e distritais.
Os presidenciáveis são Armando Guebuza, candidato à reeleição pelo partido Frelimo, Afonso Dhlakama, pelo partido Renamo, e Daviz Simango, do partido MDM.
A Frelimo governa o país por 34 anos, desde a independência. Naquele tempo, era partido único, uma vez que o país vivia um regime socialista. A guerra de desestabilização, promovida pela Renamo, tinha como objetivo principal o fim do regime de partido único e a instauração da democracia.
O candidato da Renamo é um dissidente da Frelimo que saiu por não concordar com as idéias socialistas e a administração da Frelimo, e disputa sua quarta eleição concorrendo contra a Frelimo.
Vindo da cidade de Beira, o edil (prefeito, para os brazucas) Daviz Simango, é a esperança do partido MDM. Filho de Uria Simango, vice-presidente e um dos fundadores da Frelimo, à época da morte de Eduardo Mondlane deveria ter sido seu presidente, mas foi vetado e partilhou do poder num triunvirato com Samora Machel e Marcelino dos Santos. No mesmo ano (1969) foi expulso do partido, fugiu do país e voltou em 1974, fundando o partido PCN. Quando a Frelimo assumiu o poder após a independencia, Uria Simango foi preso e forçado a confessar crimes, inclusive o assassinato de Eduardo Mondlane. Desde então seu corpo nunca foi encontrado, bem como de outros membros do PCN. Seu filho, agora edil de Beira, virá para esta eleição com um discurso de justiça pela morte do pai.

No comments:

Post a Comment