"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Monday, September 7, 2009

Livros pra comida, prato pra educação

Semana passada, dando aula para a turma dos futuros professores, fiz uma enquete: Quantos livros os senhores leram semana passada? Nenhuma resposta. Mudei a pergunta: Quem leu um livro nesse mês que passou? Silêncio. Dois meses atrás? Nada. Três meses? Uma mão levantada dessa vez. Alguém leu um livro no último semestre? Outra tímida mão surge. Com muita coragem, fiz a pergunta: Algum dos que não levantaram a mão antes leu um livro esse ano? Mais ninguém.

Era a minha primeira aula de interpretação de texto e não preciso dizer o resultado do exercício. Se não têm o hábito da leitura, não poderiam mesmo interpretar um texto. Mesmo que eu tenha lido o texto antes do exercício e tecido comentários, facilitando em muito a resposta de simples perguntas sobre o texto, o resultado foi triste.

Ora, se você me conhece, sabe que não sou o tipo perfeccionista. Não tenho disciplina, leio o que gosto e nunca fiz tabelinhas de leituras. Li 4 livros a semana passada, me sinto atrasado por isso e às vezes (só às vezes) sinto culpado por minutos de sono excedentes.

Mas como um professor pode ficar um ano sem ler outro livro que não seja aquele usado para preparar a aula que vai dar no dia seguinte?

Hoje deixei de lado o plano que fiz para as minhas aulas e vou trabalhar mais leituras. Essa vai ser minha nova obsessão.



1 comment:

  1. Amei a inciativa... Realmente não tem como um professor incentivar a leitura sem também ler. Amo ler, é uma das minhas diversões preferidas, a viagem que fazemos lendo um livro, não tem nada q se compare. Tenho um blog que conto o q acho dos livros que leio.

    Blog Felicidade nos livros:

    http://felicidadenoslivros.blogspot.com

    Espero que desde esse post, sua turma tenha melhorado em relação a leitura e mais braços sejam levantados a cada vez q vc pergunte quem leu algo nos ultimos dias...

    Mil beijos

    Isis

    ReplyDelete