"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Thursday, October 12, 2017

Notas sobre as estruturas primárias e secundárias

Quanto ao processo de internalização de cultura, os grupos sociais podem ser divididos em primários e secundários. Uma criança aprende normas, crenças, valores e linguagens nos grupos primários, chamados assim por serem "primeiros" no tempo, na intimidade e na influência. É preciso que sejam grupos de confiança imediata e da qual a criança dependa para a sua sobrevivência. O mais importante deles é a família.
Os grupos primários tendem a ser menores em tamanho, mas longos em duração. Funcionam com base numa interação face-a-face e dependem do auto-sacrifício e da lealdade dos membros, que valem pelo que são, não pelo que possuem ou podem oferecer. Grupos secundários são o contrário: são maiores, não dependem do contato direto e não geram lealdade. Pense numa relação de funcionário para com a empresa onde trabalha, por exemplo. Esta é uma típica estrutura secundária.
Ocorre que a mentalidade moderna (e para isso concorrem desde as ideias liberais-empresariais até o esquerdismo marxista mais radical) inverteu a importância destes grupos na formação do indivíduo. As relações mais importantes do homem moderno estão passando, gradativamente, para as estruturas secundárias. O pai hoje é visto como um mero sustentáculo financeiro da família, e mesmo a ideia de constituir família está ligada a quanto o homem ou a mulher ganham. As relações de trabalho e as amizades acidentais são comumente os laços mais estreitos que as pessoas atualmente fazem. Marx falava do casamento como uma opressão masculina de motivação econômico, o mercado fala em "empresas amigáveis e acolhedoras" para com os seus funcionários.
Não é sem razão toda a atual crise na formação das identidades. É só por uma total inversão nesta estrutura de internalização da cultura que hoje alguém pode conceber o aborto, por quaisquer das suas razões, mas principalmente por razões econômicas da família ou de um suposto direito da mulher sobre o seu corpo, justificado por motivos de "papéis sociais femininos". E toda a confusão sobre sexualidade, que se tornou a ideologia do "gênero como performance de papéis sociais"? Quem diria que a sociedade chegaria ao ponto de não saber a diferença entre homem e mulher?!

No comments:

Post a Comment