"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Saturday, October 21, 2017

Poema - O Leão Imolado

O LEÃO IMOLADO
A Antônio Joaquim Rodrigues Torres, herói na Guerra do Paraguai

"Inimigos à porta, um já matei!"
Brada o jovem e bravo guerreiro
A postos se põem, seus nobres iguais
Indócil rol de heróis brasileiros
Enérgico freio ao dano guarani
Dá-se então com revide certeiro
Encontra entrépido troco fatal
Justa carga de exímio artilheiro

"O inimigo suporta, fogo lhe dei!"
Resiste a flâmula do meu Brasil
Que o vil Solano não quis respeitar
E a pátria conclama escudo viril
E eu nos meus tenros e só desesseis
Atendo ao chamado co'afã varonil
Resisto as batidas de Itapiru
Rejeito a mera existência servil.

"O inimigo me corta, sangue suei"
Não sinto d'adaga profunda cisão
Não sirvo ao medo, tenho u'a missão
Sirvo a Caxias, nobre capitão
Meu grito de fúria conduz meus irmãos
A banda inimiga me avista um leão
Que enquanto avança qual forte trovão
Vai gritando vivas a brasileira nação!

"Ao inimigo a derrota, com Deus me encontrei!
A ilha é nossa, rival derrotado
Os montes de corpos tombados no chão
Sempre cantarão tal grandioso legado
Lembrarão das chagas do seu coração
Heróis que o tiveram por bravo aliado
Honrada a nação, sagrada a vitória
Cujo fiador é o cordeiro imolado.

(Rodrigo Morais)

No comments:

Post a Comment