"Viver, simplesmente viver, meu cão faz isso muito bem".
Alberto da Cunha Melo

Thursday, October 12, 2017

O Mínimo Que Você Precisa Saber Sobre a BNCC

O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BNCC:
MEC censura fala de professora na audiência pública da BNCC
https://www.youtube.com/watch?v=fcB5hyhyYNk
Médica detona ideologia de gênero na BNCC
https://www.youtube.com/watch?v=HxeTzYL7cbM
Advogado demonstra ilegalidade da BNCC
https://www.youtube.com/watch?v=C4FCqTqUU8o
Principais mentiras do MEC quanto a BNCC:
1. "Não é currículo único, são meras bases" - Mentira! O texto, exaustivo com 400 páginas, deixa pouca margem de liberdade para os estados e as escolas. É 60% do currículo, dividido por séries.
2. "Ainda não existem bases educacionais no Brasil" - Mentira! Desde a CF88, já foram estabelecidas 2 bases nacionais, que delimitam os objetivos gerais da educação. Uma delas é a lei 9394/96.
3. "A ideologia de gênero foi retirada da BNCC" - Mentira! O texto se refere a ideologia de gênero em toda parte, inclusive na educação infantil.
4. "Está sendo feita com a participação popular" - Mentira! Boa parte do texto é mera cópia do modelo educacional imposto pela UNESCO. As audiências públicas e consultas populares são um teatro do CNE.
ENQUANTO NO EXTERIOR, REPRESENTANTES DO GOVERNO BRASILEIRO RECONHECE A EXISTÊNCIA DA IDEOLOGIA DE GÊNERO NA BNCC. EM SOLO PÁTRIO, ELES NEGAM.
La Diaria, Uruguai - https://ladiaria.com.uy/…/para-la-cidh-en-la-region-hay-mo…/
El jueves, el ambiente en el piso 24 del hotel Sheraton de Buenos Aires era de tensión. A menudo las respuestas del Estado brasileño a la Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) generaban murmullos de desaprobación o risas irónicas, como cuando se explicó que el Ministerio de Educación brasileño no asistiría a la audiencia por falta de recursos económicos. La CIDH le pidió de oficio al gobierno de Michel Temer explicaciones por excluir de la Base Nacional Curricular Común, en abril de este año, los contenidos educativos que abordaban temas de género y diversidad sexual. (…)
La respuesta del Estado brasileño fue una larga lectura de los contenidos de la base nacional curricular común, deteniéndose en todas las ocasiones en que se mencionaba las palabras “género”, “derechos humanos” y “diversidad” –esta última palabra se incluyó 80 veces, detalló el director del Departamento de Derechos Humanos y Temas Sociales de la cancillería de Brasil, Alexandre Peña–. “No hay fundamento para decir que la base nacional es omisa en temas de diversidad y género”, evaluó el jerarca.
EXEMPLO DE UM TRECHO DA BNCC
ARTE - 1º AO 5º ANO
DANÇA: (EF15AR12) Discutir as experiências corporais pessoais e coletivas desenvolvidas em aula, de modo a problematizar questões de gênero e corpo.
TEATRO: EF15AR22) Experimentar as possibilidades criativas do corpo e da voz, discutindo questões de gênero e corpo.
ARTE - 6º AO 9º ANO
DANÇA: (EF69AR15) Refletir sobre as experiências corporais pessoais e coletivas desenvolvidas em aula ou vivenciadas em outros contextos, de modo a problematizar questões de gênero, corpo e sexualidade.

No comments:

Post a Comment